terça-feira, 31 de maio de 2011

O efeito borboleta no cotidiano

A teoria do caos me chama a atenção quase que diariamente. Pensamos ter domínio sobre nossa vida, nossos sentimentos e sobre nossos ideais, criamos metas e fazemos os cálculos mais minunciosos. No ponto de vista determinístico está tudo perfeito e sob controle. Estaria, se não houvesse a interação de tantos outros fatores que independem de nossa vontade, de nossos cálculos e de nosso controle.
O destino é complexo demais, caótico, portanto, incerto. Qualquer intervenção por mais simples que possa parecer, tem grande influência sobre o resultado final ou o futuro.
Admiro os que dizem que de nada se arrependem. Eu me arrependo muito do que fiz e também do que deixei de fazer.
A teoria do caos é certa e presente em todas as ciências, e está ligada também ao livre arbítrio... livre arbítrio este que pode significar grandes ou nenhuma mudança. Uma palavra, uma atitude, um nada fazer e até um olhar ou um sorriso é capaz de mudar todo um presente e futuro. E como saber o que deve ser feito? Só arriscando, com a conciência de que o tempo não volta atrás, e eu, como cristã, creio sim na intervenção de Deus sobre todos os aspectos da nossa vida, inclusive sobre os "efeitos borboletas".

Sil